PONTOS TURÍSTICOS DE CUIABÁ: 15 Museus para conhecer na capital de Mato Grosso

15 Museus para conhecer na capital de Mato Grosso

Conheça 15 museus para agradar todos os gostos na cidade de Cuiabá-MT.


Cuiabá pode ser uma cidade historicamente encantadora para quem gosta de conhecer cultura nova seja na dança, obras de arte, arquitetura, comida, e até mesmo a língua falada. O museu é uma ótima forma de representar a história de Cuiabá, proporcionado o turista uma viagem no tempo e com um preço quase de graça.
Com quase 300 anos de história, os visitantes podem conhecer vários pontos turísticos interessantes na cidade verde, porém neste post escolhemos alguns museus que abrange vários temas e gostos que pode despertar seu interesse em conhecer.  
Se você vai viajar para o estado de Mato-Grosso ou apenas visitar Cuiabá e não sabe o que fazer na cidade, mas não abre mão de um passeio barato não deixe de visitar algumas das atrações  que estão selecionadas nesse post.

Mas antes não se esqueça de se inscrever no canal do Vamos Viajar.

Conheça agora 15 museus para visitar na cidade de Cuiabá-MT:

1.MUSEU DO RIO CUIABÁ
O Museu do Rio Cuiabá é um importante centro de cultura e história da atual capital de Mato Grosso, além de ser um dos pontos turísticos mais conhecidos. Localizado ao lado do Aquário Municipal de Cuiabá e no bairro do Porto onde começou a cidade as margens do Rio Cuiabá, o museu é o antigo e importante Mercado do Peixe, construído em 1899, porém tornou-se museu só em 1999.
O prédio retrata com riqueza a memória do bairro do Porto e toda a história e cultura popular da época. O museu leva o nome de Hid Alfredo Scaff que era um antigo comerciante descendente árabe muito conhecido no Mercado do Peixe. Esse mercado era uma espécie de feira livre, onde os ribeirinhos, pescadores e moradores comercializavam seus produtos.
Hoje o museu oferece eventos culturais, exposições de arte, fotografia, artesanatos regionais e toda a história contada da região além de você poder apreciar a arquitetura do prédio antigo. Se você preferir você pode dar um pulinho ao lado onde fica o Aquário municipal da cidade aproveitando mais a sua visita.
O Museu fica na Av. Manoel José de Arruda no bairro do Porto.

Museu do Rio Cuiabá - Foto: Otmar Oliveira/HiperNoticias

2. MUSEU DO MORRO DA CAIXA D’ÁGUA VELHA
Eu particularmente amei esse museu, achei muito interessante e diferente quando conheci há um tempo. O museu é dentro de um antigo reservatório de água da cidade de Cuiabá construído no século XIX.
Durante 142 anos foi o único reservatório de água da cidade. São caixas d’águas submersas, formadas por duas galerias que recebia água direto do rio e  pelo efeito da gravidade era distribuída para as bicas da cidade. O local tinha capacidade de mais de um milhão de litros de água e abastecia aproximadamente 25 mil moradores na época.
Além de apreciar o local e a estrutura interna que é fascinante, o visitante pode observar as exposições permanentes compostas pelos objetos que conta a história do local e faziam parte da estrutura e também  exposições temporárias de artistas do estado. Vale muito a pena conhecer, o local é muito interessante.
O museu fica na Rua Nossa Sra. De Santana, 1-105 no Centro Sul de Cuiabá.

Museu Morro da Caixa D'Água Velha no interior-Foto: Prefeitura de Cuiabá


3. MUSEU HISTÓRICO DE MATO GROSSO
É um museu totalmente dedicado à história de Mato Grosso riquíssimo em detalhes que funciona no prédio antigo do Tesouro Nacional com um estilo neoclássico da época de 1896.
No museu você pode apreciar exposições de obras permanentes sobre a história de Mato Grosso e algumas temporárias, além de sarau de músicas e poesias, eventos diversos e também com visitas guiadas.
Tive a oportunidade de conhecer esse museu na época de escola pois era um passeio cultural tradicional para os professores mesmo morando no interior do estado e eu lembro que gostei bastante, mas pretendo voltar em breve.
O museu fica na Praça da República, nº 131, no Centro Norte de Cuiabá.

Fachada do Museu Histórico de Mato Grosso


4. MUSEU DE ARTE DE MATO GROSSO
O Museu de Arte de Mato Grosso é a antiga Residência dos Governadores do Estado localizada na região do Centro Histórico de Cuiabá. O museu possui características neocolonial  e foi construída em 1940. A casa foi residência de muitos governadores do estado e até o presidente Getúlio Vargas se hospedou no local.
A partir de 2003 o espaço foi transformado em um espaço cultural, abrigando diversos eventos culturais, salas com ateliê e salas para exposições. Em 2014 tornou se oficialmente o Museu de Arte de Mato Grosso com o intuito de preservar e expor obras de artes visuais por autores regionais, nacionais e internacionais.
O museu fica localizado na R. Barão de Melgaço no centro de Cuiabá.

Museu de Arte de Mato Grosso

5. MUSEU RONDON DE ETNOLOGIA E ARQUEOLOGIA
É um museu inteiramente dedicado a exposições de objetos etnológicos e arqueológicos do estado de Mato Grosso dentro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O seu foco principal é mostrar a história e a riqueza cultural indígena do estado com a colaboração de pesquisadores e dos próprios índios do estado.
O museu foi criado em 1972 e hoje possui um acervo de mais de mil peças diversas retratando a cultura indígena coletada diretamente nas tribos além de fotos e pesquisas do dia a dia das tribos mato-grossense. O museu leva o nome do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon que segundo a história lutava pelos direitos dos povos indígenas e pela preservação de sua cultura. O museu tem um ambiente agradável e faz com que o visitante mergulhe na cultura na história e além disso ao lado o visitante pode observar uma aldeia.
O museu fica localizado na AV. Fernando Corrêa da Costa, dentro da UFMT.

Museu Rondon

6. MUSEU DE ARTE E CULTURA POPULAR
Conhecido como MACP, o museu fica localizado dentro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e possui várias exposições interessantes, auditório e tem aspectos voltados também a ser uma galeria de arte. Teve um papel importante na formação e contribuição para artistas de Mato Grosso.
O Museu fica localizado na Rua Um no Bairro Boa Esperança dentro do Campus da UFMT.

Museu de Arte e Cultura Popular (MACP).

7. MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
O MISC foi criado em 2006 com o intuito de preservar a memória da vida cuiabana e mato-grossense através de exposições, fotografias vídeos e fornecer base para pesquisas sobre a história de Cuiabá.
O museu fica localizado na Rua dos Voluntários da Pátria, nº 79 no centro.

Fachada do Museu da Imagem e do Som.

8. MUSEU DE PRÉ-HISTÓRIA CASA DOM AQUINO
Considerado um Patrimônio Histórico de Mato Grosso, o museu funciona desde 2006 e apresenta exposições arqueológicas e paleontológicas. A casa tem o estilo colonial construída em 1842 as margens do Rio Cuiabá e já foi local de nascimento de importantes pessoas do estado como Joaquim Murtinho e Dom Aquino Corrêa.
O local tem exposições permanentes sobre arqueologia como mostra sobre povos indígenas e artefatos pré-históricos. E sobre paleontologia com fósseis pré-históricos de vários animais e até dinossauro. Além de oferecer várias atrações durante o ano como eventos, oficinas, cursos e muito mais. O local também tem um orquidário e guias que explicam tudo sobre o museu e suas exposições.
O museu fica na Av. Manoel José de Arruda, 2000 no Jardim Europa.

Entrada do Museu de Pré-História.

9. MUSEU DE PEDRA “RAMIS BUCAIR”
É um acervo particular de um importante historiador, agrimensor e pesquisador de Cuiabá chamado Ramis Bucair. Ele era um explorador aventureiro e realizou várias expedições pelo estado, e durante suas expedições foi coletando objetos que hoje compõe o museu inaugurado em 1959.
O museu guarda mais de quatro mil peças incluindo objetos arqueológicos, etnográficas e geológicas interessantes. O museu tem até meteoritos, peças rupestres fósseis pré-históricos e muitas outras coisas. Vale a pena uma visita quando for visitar o centro histórico de Cuiabá.
O museu fica na Rua Galdino Pimentel no Centro Histórico.
 
Fachada do Museu Ramis Bucair- Foto: Alair Ribeiro/MidiaNews.

10. MUSEU DAS BONECAS E BRINQUEDOS
É museu particular muito interessante de bonecas e brinquedos, o único do Brasil e o primeiro da América Latina. O museu conta com mais de cinco mil objetos dentre eles bonecas e brinquedos diversos.
O museu foi construído pela aposentada Terezinha Barros que começou aos 14 anos com sua primeira boneca em 1964 e a partir daí construiu um enorme acervo, tem bonecas até do século XIX. O museu hoje funciona em uma casa que a aposentada comprou e mantém tudo com recursos próprios.
O acervo tem bonecas raríssimas, brinquedos de outros países, a primeira versão da boneca Barbie, que hoje por sinal tem mais mil itens, boneca Moranguinho, réplicas de personalidades e personagens famosos, peças antigas de 1878 e 1909. Além de o visitante poder observar como se decorreu a moda, traços culturais e o design durante os anos e o museu ainda oferece catálogos de brinquedos antigos que foram esquecidos ou se você quiser saber de onde veio um brinquedo antigo que você tem em casa. É um acervo riquíssimo e interessante e uma sensação de nostalgia.
O museu fica na Rua Bom Jesus de Cuiabá, nº 90 no bairro Santa Marta.

Entrada do Museu das Bonecas e Brinquedos- Foto: Isabela Mercuri/Olhar Conceito.

11. MUSEU DE ARTE SACRA
O museu de Arte Sacra de Mato Grosso é um museu que mostra a memória e a história da religiosidade do povo cuiabano e mato-grossense no geral com peças setecentista, remanescentes, com peças da antiga catedral Bons Jesus de Cuiabá que foi demolida e de outras igrejas importantes de Cuiabá, fora o acervo pessoal do bispo e outras doações que compõe a exposição sobre a religião no estado. As peças são desde esculturas, alfaias, pratarias, imagens, e outras coisas do século XVII ao XX.
O museu foi fundado em 1980 e fica dentro de Seminário Nossa Senhora da Conceição. O espaço tem o estilo eclético de 1858 possuindo traços barroco, neoclássico, renascentista, medieval e clássica. O local já foi ao longo da história enfermaria durante epidemia da varíola e até quartel general. Além do visitante apreciar as exposições do acervo também pode admirar a arquitetura e ter a experiência de voltar no tempo.
O museu fica na Av. Clovis Hugney, nº 239 no bairro Dom Aquino.

Museu de Arte Sacra.

13. MUSEU DA POLÍCIA MILITAR
O Museu da PM é um espaço dedicado à história ao longo do tempo da Polícia Militar de Cuiabá resgatando a memória e cultura da polícia dos tempos mais antigos. O museu foi construído em 1999 e fica no 1º Batalhão da Polícia Militar que é um marco e referência na capital. O acervo conta a história através de equipamentos, armas, radio patrulha antigo, garruchas, fotos, roupas, objetos em geral e até fusca antigo da polícia fazendo com que o visitante viaje no tempo.
O museu fica no Av. XV de Novembro no bairro do Porto em Cuiabá.

Museu da PM de Cuiabá.

12. MEMORIAL DA ÁGUA
O memorial é um museu inaugurado em 2008 dedicado a mostrar como era o saneamento da cidade de Cuiabá e possui um grande acervo histórico através de peças, documentos, pinturas e fotografias que retratam como era na época, por exemplo, de quando se iniciou a construção dos meios de saneamento na década de 40.
O local tem características arquitetônicas coloniais e suas paredes são revestidas por azulejos portugueses. O objetivo é preservar o patrimônio histórico da cidade, e funciona como centro de referência didática para estudantes e professores priorizando fortemente ao tema meio ambiente.
O memorial fica na Av. Presidente Marques  no bairro Quilombo.
 
Memorial da Água de Cuiabá - Foto: Câmara Municipal de Cuiabá.

14. CINE TEATRO CUIABÀ
O Cine Teatro Cuiabá não se define exatamente como um museu, mas é uma importante referência cultural dos cuiabanos ao longo da história. No local é exibidas mostras de cinema, teatro, dança, música e muitas outras atrações.
Cine Teatro tombado como patrimônio histórico foi inaugurado em 1942 fazendo parte da cultura e história de Cuiabá e já foi local de grandes espetáculos cinematográficos e cênicos. Foi considerado na época de inauguração como moderno e luxuoso. É um local que vale a pena uma visita se você gosta de teatro e cinema além de ser rico em história.
Fica localizado na Av. Pres. Getúlio Vargas, nº 247 no Centro de Cuiabá.

Interior do Cine Teatro de Cuiabá/Cine Teatro.

15. MUSEU ARSENAL DE GUERRA (SESC ARSENAL)
Descrevendo melhor o local é um centro cultural e não somente um museu. O prédio tem o estilo neoclássico e foi criado em 1818 para ser base de consertos e fabricações de armas na época, que com o tempo se transformou em um Arsenal de Guerra da Província de Mato Grosso.
Só a partir de 2001 que o local foi se transformando em um centro cultural com múltiplas atividades para a sociedade. Quem visita e frequenta o Sesc Arsenal tem a oportunidade de conhecer o acervo histórico além de contar com atividades e trações como choperia, sala de música, cinema, acervo de textos de artes cênicas, galeria de artes, teatro, biblioteca, sala de dança, oficinas diversas, ateliê de artes, artesanato, espaço dedicado ao lúdico para as crianças e muito mais coisas. Os visitantes podem também degustar da culinária e ouvir musica ao vivo sendo um local de convivência para turistas e cuiabanos. Eu ainda não conheci o local mas com toda certeza ele está na minha lista de desejos.
O museu fica na Rua 13 de Junho no Centro Sul de Cuiabá.

Fachada do Sesc Arsenal- Foto: Dizão Gonçalves/Flickr.

Por hoje é isso e se você já conheceu alguns desses museus, deixe nos comentários sobre o que você achou. 

Assista o vídeo novo do canal sobre 17 Museus para conhecer em Cuiabá-MT
Se inscreva no canal: VAMOS VIAJAR

Comentários